Supermercados – 10 dicas para promover produtos

supermercado1Você sabe quais são as ações de merchandising mais indicadas para cada tipo de produto? Embora boa parte das atividades nas lojas seja desenvolvida pelas indústrias, os supermercados também devem desenvolver ideias para divulgar seus produtos de fabricação própria ou promoções nas principais datas sazonais. Para obter sucesso na empreitada, alguns especialistas como Maurício de Almeida Prado, diretor da Plano1, agência especializada em merchandising, oferecem 10 dicas. Acompanhe.

1. Planejamento é fundamental

2. Comece definindo qual a melhor forma de chamar a atenção do consumidor. Algumas ações exigem uso de materiais de ponto de venda. Outros requerem exposições em pontos extras. E há aqueles que pedem um concurso, um evento dentro da loja, uma demonstração

3. É preciso detalhar como será feita a abordagem e tentar entender qual será a imagem que o cliente levará para casa a partir da atividade realizada. Além de gerar mais vendas, você também quer causar uma boa impressão no público para que ele volte mais vezes e faça um boa propaganda”boca a boca”

4. A distribuição de amostras e as degustações são mais indicadas para lançamentos ou itens de baixa penetração. “Não convém promover produtos líderes de mercado, pois a experiência não trará novidades para o consumidor”, explica Almeida Prado

5. Brindes geram melhores resultados se o objetivo principal for elevar o tíquete médio do cliente ou incentivar o consumo em categorias com pouca diferenciação

6. O envolvimento dos funcionários é essencial. Eles devem estar bem informados sobre a ação e preparados para orientar, estimular, atender o cliente

7. Não ignore os detalhes. Se você decidir degustar pães ou bolos produzidos na loja, certifique-se de que a área esteja bem limpa, decorada com cuidado e que o funcionário tenha boa aparência e seja simpático. Às vezes, é no óbvio que a ação tropeça

8. Também faça uma boa estimativa de demanda. A pior coisa que pode acontecer para o seu supermercado é anunciar um festival de pizzas a preços tentadores e não ter matéria-prima para atender a procura

9. Se você pretende estimular o consumo de um produto de baixo giro não caia na armadilha de colocá-lo à venda a um preço muito baixo. Essa tática, às vezes, não funciona. O melhor é associar preço com exposição caprichada em pontos extras e cartazes apontando os benefícios do produto.

10. Importante: além de gerar volume, programe ações para gerar lucro. Produtos de maior valor agregado também devem entrar no rol das iniciativas, para você conquistar maior rentabilidade.

fonte: Supermercado Moderno

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